Pesquisar

Escola

>>> Saiba mais sobre a Escola Amélia

A Escola Estadual Profª Amélia de Oliveira Silva foi criada em 1996, portanto há 15 anos oferece ensino público e gratuito na Educação Básica com a finalidade de desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania.

A escola possui 11 salas de aula e no ano letivo de 2011 oferece turmas de 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio no período matutino; de 6ª a 8ª série do Ensino Fundamental à tarde; e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio no período noturno.

Os alunos podem contar também com um laboratório de informática, uma quadra poliesportiva coberta e uma rádio escolar; a escola também dispõe de um espaço com pátio para recreação, cozinha, sala dos professores, secretaria, direção e coordenação.

Missão:
Garantir a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos, que são necessários para a vida profissional e social, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade, mostrando aos alunos a importância da escola na formação crítica e consciente.

Valores:
  • Respeito
  • Qualidade
  • Participação

Objetivos estratégicos:
  • Elevar o desempenho acadêmico dos alunos
  • Promover a interação entre escola, pais e comunidade
  • Favorecer a gestão participativa


>>> Origem da comunidade escolar

A Escola Amélia está inserida no bairro Parque Universitário, próximo à BR-364, a 10 quilômetros do Centro de Rondonópolis. Atende a demanda de vários bairros, como Pedra 90, Tancredo Neves, Vila Olinda I, II e III, Jardim Oásis, Jardim Aeroporto, Jardim Vila Rica, Parque Universitário, Jardim Rui Barbosa e Jardim das Paineiras.

O surgimento desses bairros está relacionado com o êxodo rural ocorrido em Rondonópolis e nas cidades vizinhas nas décadas de 80 e 90, resultando na ocupação de terrenos na área urbana da cidade.

Pressionados por este movimento de ocupação, representantes dos poderes públicos municipal e estadual doaram os terrenos à população ali estabelecida. Porém, devido ao grande fluxo de pessoas para esses bairros, muitas famílias não conseguiram terrenos nem casas, sendo comum a existência de moradias cobertas por lonas, papelão e taba.


>>> Quem foi a professora Amélia?

A Escola Estadual Profª Amélia de Oliveira Silva recebeu este nome devido à homenagem póstuma feita pela então Delegacia de Ensino de Rondonópolis a uma professora da rede estadual de ensino que viveu em Rondonópolis e dedicou a maior parte de sua vida à educação.

A professora Amélia de Oliveira Silva nasceu no dia 7 de maio de 1943, na cidade de Torixoréu, no interior de Mato Grosso. Filha de Celestino Francisco de Oliveira e Maria de Oliveira Silva, casou-se com Olímpio de Oliveira, com quem teve quatro filhos.

A professora Amélia de Oliveira Silva estudou em Guiratinga (40 km de Rondonópolis), concluindo o segundo grau com formação em Magistério em dezembro de 1978.

Começou a trabalhar como professora na Escola Rural Mista de Água Bonita, no distrito de Alcantilado, também em Guiratinga, em 20 de julho de 1956; efetivou-se no Estado de Mato Grosso em 19 de setembro de 1960.

Atuou por 30 anos como professora e encerrou sua carreira na Escola Estadual Renilda Silva de Moraes, em Rondonópolis, onde se aposentou em 1986, ano em que morreu. Dez anos depois, em uma homenagem pelos anos dedicados ao ensino, seu nome foi dado à escola.